domingo, 13 de fevereiro de 2011

O sentido das palavras

Em homenagem ao meu jovem e caro amigo Ícaro, que assim como eu iniciou recentemente seu blog! http://icarobn.blogspot.com/


AS PALAVRAS CONSOMEM NOSSA MENTE, MAS NÃO TRADUZEM CERTAMENTE O SENTIMENTO. Não podemos presumir escrevendo o que sentimos literalmente. Por trás das palavras há a semente da vida, que cresce dia após dia expandindo as raízes das nossas idéias e acobertando a imoralidade humana que corrói corações a cada segundo. Tal como a expressão artística as palavras subestimam a verdadeira natureza humana que usufrui de sentidos além da visão e do tato. O homem é aquilo que está em sua mente e principalmente o que faz com aquilo que está em sua mente. O dizer escorrega por nossos lábios por muitas vezes sem consentirmos. Por momentos infelizes ou por alteração emocional instantânea cuspimos palavras que ferem outrem sem medir o peso de sua amargura. Há maneiras de descrever a felicidade, a dor, o amor, o ódio a excitação... o calor que circula pelo nosso sangue enquanto reagimos nos segundos mais instigantes que moldam a nossa vida? Creio que as palavras tendem a persuadir até certo limite, mas explicar a dádiva da vida em seus momentos mais intrínsecos e inesquecíveis? Impossível. Porém quem sou eu para abraçar todas as respostas, com certeza teria eu anos de minha vida para descrever sucintamente a luz que esbraveja a vitória e a derrota, as lágrimas e os belos sorrisos, o nascimento de uma nova vida e o término de outra. A experiência do viver é a maior lição de um homem. A verdade está naquilo que podemos ver, sentir e fazer, fazer a DIFERENÇA. Está naquilo que podemos interferir seja para o bem, seja para o mal, se é que eles existam. Certa vez lendo o fabuloso Nietzche e refletindo por alguns longos minutos comecei a compreender a descrição do filósofo alemão a respeito dos valores humanos partindo do conceito bem e mal. Eles existem? As palavras do alemão a princípio invadiam o meu saber, pareciam estar além do que eu poderia compreender. O bem e o mal para cada qual são classificados de acordo com o interesse de cada indivíduo, eles são mais abstratos do que imaginamos. O bem para mim pode ser mal para outrem e isso distorce todos os juízos de valores. Como poderia eu julgar o comportamento de alguém com valores distintos ao meu? O bem e o mal conduzem conflitos, o bem e o mal são meras PALAVRAS que projetam o instinto animal, o bem e o mal caracterizam a vida. Como podemos julgar uma raposa que estrangula um pobre coelho violentamente sabendo assim que seus filhotes dependem da carne do herbívoro para a sobrevivência, onde podemos encontrar o bem e o mal nesta situação? As palavras questionam os nossos valores, as palavras questionam as nossas dúvidas, as palavras sustentam a ciência, entretanto por mais verdadeira, convincente e sincera que possa ser não traduz fielmente as circunstâncias!

Murilo Pereira

4 comentários:

  1. Jamais parei pra pensar nas palavras BEM e MAL do mesmo jeito que estou pensando agora...Muito inteligente, texto magnífico Mú!!!

    ResponderExcluir
  2. Belissimo texto. Bem e mal, um dilema!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto garoto, que sua inspiração continue sendo baseada no certo ou no errado, no comum ou no incomum, amor ou ódio, luz ou trevas e o mais importante, que Deus Guie e ilumine seus pensamentos pois eles podem trazer esperança a uma casa destruída, talvez até um novo fôlego renovado com forças para alguém erguer a cabeça e continuar a caminhada que por sinal não é nada fácil. Bom amigo, inspire-se em Deus, pois assim você poderá escapar do sufocante mundo que nos cerca! abraços.

    ResponderExcluir